Grupo Petrópolis realiza primeira colheita de lúpulo em Uberaba Home

Grupo Petrópolis realiza primeira colheita de lúpulo em Uberaba

Considerada a maior da companhia, safra representa mais um importante passo para dar visibilidade mundial à produção brasileira

O Grupo Petrópolis, maior cervejaria com capital 100% nacional do País, realizou nesta semana a primeira colheita de lúpulo na unidade de Uberaba (MG). O lúpulo é um dos insumos mais importantes para a produção de cerveja, sendo responsável por garantir aroma, amargor e outras propriedades à cerveja. A iniciativa da companhia surgiu para fomentar a produção nacional de lúpulo, desenvolvendo uma tecnologia de plantio adaptada às conduções do Brasil.   

 

A companhia iniciou o plantio de lúpulo em 2018, na Serra do Capim, em Teresópolis (RJ), na fazenda do Grupo junto à fábrica daquela localidade. Em Uberaba, foram semeadas, ao todo, 5.600 mudas de lúpulo das espécies Comet e Cascade em uma área de 2 hectares, num processo que vai do plantio à colheita e que tem duração aproximada de 150 dias. A colheita de lúpulo em Uberaba é a maior já realizada pelo Grupo Petrópolis.

 

Desde 2018, a companhia tem se aperfeiçoado, cada vez mais, sobre o manejo da lavoura, das variedades com melhor desempenho e na dinâmica das etapas de processamento do lúpulo. A primeira colheita realizada em Uberaba é mais um importante passo neste sentido. “Temos orgulho em afirmar que o Grupo Petrópolis tem ocupado uma posição de destaque no que diz respeito ao cultivo do lúpulo em território nacional. Prova disso é que esta é a primeira plantação de lúpulo com o aval do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, comenta Diego Gomes, diretor industrial do Grupo Petrópolis.

 

Com uma plantação total de mais de 7 hectares, considerando as fazendas de Teresópolis (RJ) e Uberaba (MG), o Grupo Petrópolis vem desenvolvendo tecnologias nacionais que viabilizam não só a produção, mas também a democratização do insumo, permitindo o fornecimento do lúpulo em forma de pellets, bastante demandado pelas micro cervejarias. “A venda do nosso lúpulo nesse modelo é um avanço para a indústria cervejeira local, uma vez que incentivamos a produção nacional por meio do fácil acesso a um lúpulo de qualidade “made in Brazil”. Outro ponto que merece destaque é o nosso compromisso em oferecer apoio técnico aos pequenos produtores próximos às fábricas, para que possam produzir o lúpulo em suas propriedades”, releva o executivo.

 

A fábrica de Uberaba é a maior do Grupo Petrópolis e uma das maiores do mundo, contando com 129.442,85 mil m² de área construída – o que equivale a quase 15 campos de futebol. A fábrica possui duas linhas com capacidade de envase de 62 mil garrafas e três linhas com capacidade de 128 mil latas por hora, totalizando cinco linhas de produção e capacidade total de 11,4 milhões de hectolitros/ano.

 

A unidade de Uberaba opera com sistema de reuso de água da produção, também resultado dos investimentos em tecnologia aliados à preocupação socioambiental do Grupo Petrópolis. Além disso, possui um programa de gerenciamento de resíduos voltado à economia circular, que tem se mostrado como um mais bem estruturados do país, com índices de até 99,9% de reaproveitamento dos seus resíduos / subprodutos.

 

O Grupo possui ainda fábricas em Petrópolis (RJ), Boituva e Bragança Paulista (SP), Rondonópolis (MT), Alagoinhas (BA) e Itapissuma (PE).

 

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Crystal, Petra, Black Princess, Cacildis, Cabaré, Lokal e Weltenburger; as vodkas Blue Spirit Ice e Nordka; a Cabaré Ice; os energéticos TNT Energy Drink e Magneto; o isotônico TNT Sports Drink; a água mineral Petra; a tônica Petra; e o refrigerante It!. Por meio de projetos ambientais, promove o plantio e a manutenção de milhares de árvores, além de ações de sustentabilidade e projetos de educação ambiental para escolas públicas. Saiba mais no link e em @grupo.petropolis nas redes sociais.